quarta-feira, novembro 15, 2006

Life vs Death

Saddam Hussein foi sentenciado à morte há uns dias atrás. Morte por enforcamento. é como todos sabem, uma decisão altamente discutível e que dá para muitos panos e muitas mangas. Lençóis até.
Por um lado temos os defensores da vida, e por outro os que não mostram misericórdia perante figuras históricas e de forma incontestável (para alguns claro) sentenciam o ex-ditador iraquiano à morte.
Da mesma maneira que na II Guerra Mundial os nazis chacinaram milhões de judeus e por isso foram condenados à morte pelo Tribunal de Nuremberga, neste caso Saddam Hussein é condenado pelos actos terríveis e maléficos que cometeu durante décadas no Iraque.
É discutível também a imparcialidade do tribunal e a sua legitimidade. Se formos a ver as coisas a guerra no Iraque é muito questionável, desde logo pela sua finalidade. Adiante.
Saddam Hussein merece morrer pelo terror instalado ao longo de anos e anos,pela miséria que submeteu ao povo iraquiano e sobretudo pela falta de respeito à vida. Podem dizer que estou a ser radical e a descer ao mesmo nível do ex-ditador. Agora pensem nos desgraçados dos judeus e nas descrições e relatos dos prisioneiros de Auschwitz, façam o paralelo com os sobreviventes (sim isso mesmo porque não morreram no período de poder de SH) iraquianos e digam lá se nestes casos tão excepcionais a regra é essa. Muito bem eles não estiveram em cativeiro,não sofreram as agruras dos judeus na II GM, mas passaram fome,as etnias (quais não sei,já são pormenores que me escapam) foram elas também massacradas,as condições de vida ,sociais e religiosas foram muito desrespeitadas.
Não podemos deixar passar incólume SH. O mesmo fariamos se Adolf Hitler não se tivesse suicidado e fosse julgado em Nuremberga. Basta este exemplo para perceberem o alcance da situação.

Sem comentários: